sábado, 30 de janeiro de 2016

Por que Creio no Pós-Tribulacionismo parte 2 - Resumão dos pontos-de-vista

Organograma das Linhas Escatológicas

1) EM RELAÇÃO ÀS INTERPRETAÇÕES:

1.1 - A Simbólica: São quem crê que os escritos apocalípticos (Daniel, escatologia de Jesus nos Evangelhos, nas Cartas e o Apocalipse) são apenas simbólicos de verdades eternas sobre a natureza da realidade  e da existência humana que são continuamente presentes. O idealista ou simbolicista, vê os escritos apocalípticos como uma simbologia do conflito entre o bem e o mal e da vitória final do bem, aplicável a todas as épocas e tempos.

1.2 - A Histórica: São os que consideram a narrativa apocaliptica pertencente a acontecimentos que ainda eram futuros no tempo dos escritores ou durante o período bíblico; mas que já ocorreram, estão ocorrendo e continuarão a ocorrer dentro da história da Igreja. Acreditam que as profecias estão cumpridas em parte e em outra parte estão por se cumprir, e algumas estão se cumprindo perante nossos próprios olhos.

1.3 - A Preterista: São os que entendem que o cumprimento da narrativa apocalíptica ocorreu aproximadamente no período contemporâneo ao registro bíblico dela. O preterista relega tudo no Apocalipse ao passado e crê que a maioria de todas as profecias já foram cumpridas.

1.4 - A Futurista Simples: A maior parte dos acontecimentos escatológicos ainda ocorrerá no futuro para nós, assim como era para com os que viviam nos tempos bíblicos. Sendo que a Futurista Simples aceita os 3 primeiros capítulos do Apocalipse como já cumpridos (as cartas às 7 Igrejas da Ásia). O que se segue a partir dali refere-se à aparição futura de Cristo.

1.5 - A Futurista Extrema: Semelhante à anterior, porém crê que todo o Apocalipse se refere à vinda do Mestre e que os 3 primeiros capítulos são uma predição acerca dos judeus depois da 1ª ressurreição.


2) EM RELAÇÃO AO MILÊNIO:

2.1 - Amilenistas - Não acreditam no estabelecimento de nenhum reino milenar de Cristo. Ele simplesmente virá e tudo se sucederá em sequência um acontecimento após o outro.

2.2 - Pós-Milenistas - Entendem o Milênio como sendo espiritual e já existente. Ele cresce e se expande no coração de todo aquele que crê ou que contribui para a boa vontade na terra, através de atos de justiça. Por isso, por acreditarem que nessa forma o Milênio já está entre nós, é que acreditam que Jesus virá APÓS o total estabelecimento desse crescimento do Reino no coletivo interior de cada ser humano.

2.3 - Pré-Milenistas - Creem que Jesus virá fisicamente e estabelecerá seu reino de mil anos na Terra, a partir de Jerusalém. Por isso, para o Milênio começar a existir, Jesus tem de vir antes, óbvio.


3) EM RELAÇÃO À GRANDE TRIBULAÇÃO:

3.1 - Pré-Tribulacionistas - Forma de entendimento mais divulgada no meio evangélico. Amplamente disseminada pela quase totalidade de institutos bíblicos e crença oficial das Assembleias de Deus e consequentemente, de todas as demais igrejas pentecostais e neo-pentecostais da 2ª e 3ª ondas do avivamento eclesiástico brasileiro (com exceção de algumas igrejas renovadas e de todas as históricas). Crê-se no que você já sabe, e até aqui, achava que era a ÚNICA forma de entendimento: que a Igreja será arrebatada ANTES do estabelecimento da Grande Tribulação, que durará 7 anos. No final desse período os salvos voltam com Jesus, derrotam o anticristo, prendem satanás no abismo e estabelecem com ele o Milênio. Crê na iminência e na incerteza da vinda de Cristo.

3.2 - Meso-Tribulacionistas - Pequeno grupo que entende que a igreja permanecerá na Terra durante a 1ª metade de 3 anos e meio de Tribulação, mas quando a Ira de Deus começar a ser derramada no mundo, na 2ª metade, a igreja será arrebatada. No final fica tudo igual a forma anterior, só que ao invés de ser um período de 7 anos de ausência, será a metade disso.

3.3 - Arrebatamento Parcial - Grupo ainda menor que entende que o arrebatamento não é parte integrante da salvação, portanto de graça, mas sim um galardão, cujos crentes salvos tem de fazer jus por merecer. Por isso haverá diversas etapas de arrebatamentos: antes, durante e após a GT, segundo essa forma de compreensão.

3.4 - Pós-Tribulacionistas IminentesGrupo semelhante aos dois anteriores em tamanho de compreendedores, ou seja, pequeno. Crê que a GT já está ocorrendo em determinadas regiões da Terra em nosso presente e crê que a Igreja só será arrebatada APÓS a GT. Em decorrência disso, o que faltaria para acontecer ANTES da Vinda de Cristo - que é a Grande Tribulação - como já está a ocorrer, faz com que aquela - a 2ª Vinda - seja IMINENTE - Daí a palavra no nome. 

3.5 - Pós-Tribulacionistas -  Aqueles que entendem que a igreja passará por toda a GT aqui na Terra, sendo submetida à perseguição do anticristo, contudo sendo milagrosamente protegida e separada quando começar a ocorrer a Ira de Deus sobre o reino do Anticristo. A ira de Deus será seletiva  só fustigará os que aceitarem a marca da besta. No final, Jesus virá, arrebatará sua Igreja até os ares, derrotará o anticristo, prenderá satãs no abismo, e estabelecerá seu reino Milenar. No início do estabelecimento desse reino, Jesus premiará a sua igreja no Tribunal de Cristo e festejará com ela na chamada "Bodas do Cordeiro" ou festa de casamento entre Cristo e sua Noiva.  Crê na incerteza, mas não na iminência da 2ª Vinda, haja vista ser aguardado para antes disso o enfrentamento de um período de grande tribulação sobre a Terra.

Eu a denominação a qual pertenço cremos na forma futurista de entender o Apocalipse.
Em relação ao Milênio, eu e as Assembleias de Deus creem no Pré-Milenismo, já explicado acima.

Durante toda a minha vida de cristão salvo e batizado em águas, eu aprendi e sempre ensinei a única forma proclamada na denominação, a pré-tribulacionista. 
Nesse ponto, eu e minha denominação nos separamos na caminhada teológica, exatamente após uma análise teológica e exegética dos escritos bíblicos, levando em conta as regras da hermenêutica bíblica e o sentido original dos textos relacionados em seu idioma original, o grego. É sobre este último ponto que seguiremos debatendo na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário